O  consenso actual é que a Bíblia começou a ser redigida cerca de seis séculos  antes de Cristo, contudo uma descoberta recente indica que poderá ter até mais  quatrocentos anos.
Uma peça de barro com inscrições está na origem da nova  teoria. O Prof. Gershon Galil conseguiu decifrar as inscrições, demonstrando que  são uma forma muito primitiva de hebraico, o que em si mesmo constitui uma  surpresa uma vez que se pensava que o hebraico escrito só tinha sido  desenvolvido mais tarde.
O conteúdo, segundo Galil, “diz respeito a escravos,  viúvas e órfãos”, e é típico de textos bíblicos, reflectindo ideias que eram  completamente desconhecidas nas culturas circundantes, o que reforça a ideia de  que terá sido inspirado pelo texto bíblico.
Até agora defendia-se que a  bíblia não podia ter sido escrita antes do século VI a.C. porque só nessa altura  é que surgiu o hebraico escrito, mas esta descoberta coloca em dúvida essa  teoria.
O académico adianta que a descoberta foi feita numa pequena  comunidade, pelo que se existiam escribas nessa zona é natural que a escrita já  tivesse suficientemente desenvolvida para lidar com textos complexos como a  Bíblia.
Renascença/Notícias Cristãs
JERUSALÉM,  Israel — A mais antiga inscrição hebraica, que data do século X antes da era  cristã, foi decifrada por uma equipe de arqueólogos, anunciou nesta quinta-feira  o Departamento de Estudos Bíblicos da Universidade de Haifa (norte de  Israel).
Segundo um comunicado da universidade, o arqueólogo israelense  Gershon Galil conseguiu provar que a inscrição, feita a tinta em um fragmento de  cerâmica, datado do reinado de David, é o mais antigo texto hebraico já  descoberto.
O fragmento de 15 por 16,5 centímetros foi encontrado há um ano e  meio, em escavações coordenadas por otro arqueólogo, Yosef Garfinkel, no sítio  de Khirbet Qeyfa, perto do vale de Elah, na região de Jerusalém.
A inscrição  fala sobre o tratamento dedicado aos pobres, escravos, estrangeiros, viúvas e  órfãos, explica o comunicado.
As palavras utilizadas são especificamente  hebraicas e os conceitos aos que se referem estão relacionados à  Bíblia.
AFP/Notícias Cristãs