terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Frase do Dia



"A razão pela qual oramos, é que simplesmente não podemos evitar a oração "

Willian James



segunda-feira, 22 de dezembro de 2008



Um homem, certa vez, perguntou a D. L. Moody: "Agora que sou

convertido, devo abandonar o mundo?" Moody respondeu: "Não,
você não precisa abandonar o mundo. Se o seu testemunho do
Filho de Deus for forte e marcante, o mundo mesmo o
abandonará. Ele não desejará ter você por perto."



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Dia de olhar pra trás

O dia de olhar pra trás

por: Tonho

Tonho
Recentemente assisti um filme legal chamado Confissões De Uma Mente Perigosa [1]. Ele é baseado na vida e lendas que giram em volta de Chuck Barris, o cara que inventou o Show de Calouros. No final do filme, o próprio Chuck Barris diz:

"Sabe, recentemente tive uma idéia pra um novo game show. Se chama O Velho Jogo. Você tem três caras velhos com pistolas carregadas no palco. Eles olham para suas vidas, vêem o que eram, o que conquistaram, quão perto eles chegaram de alcançarem seus sonhos. O vencedor é aquele que não colocar uma bala na cabeça. Ele ganha uma geladeira."

Desde criança comecei a pensar nessas fitas. "Quando ficar velho e olhar pra trás, o que vou ver?" Depois, cristão, a pergunta ficou mais pertinente. "O que vou apresentar pra Deus naquele dia?"

Alívios religiosos
Kardecistas e adeptos de algumas outras religiões tentam amenizar a primeira pergunta dizendo que temos muitas encarnações. Assim, não fica tããão ruim se fizermos várias besteiras numa vida, pois sempre teremos outra chance. Isso nunca me convenceu.

Muitos protestantes tentam aliviar a segunda pergunta com um conceito fariseu de graça. Pra eles não importa muito o que fazemos nessa terra, contanto que pertençamos à crença certa, podemos ficar tranquilos em relação ao dia do juízo. Isso me convenceu até eu ler a Bíblia.

Desculpas pra pipoca
O fato é que olhando pras pessoas, realmente são poucas aquelas que podem olhar pra trás e dizer: realizei meus sonhos de juventude. A maioria das pessoas olham pra trás e tentam se convencer do por quê foi melhor ter acabado assim.

Eu não sou tão velho (27 anos) e já vejo que grande parte dos meus colegas deixaram seus sonhos de juventude. Pensando nos cristãos, foram quase todos. Tinha muitos amigos que desejavam dedicar suas vidas ao Evangelho. Sonhavam em ser pastores, profetas, missionários, ter bandas evangelistas, etc. A esmagadora maioria acabou se conformando com aquilo o que o destino trouxe. Depois arrumaram uma justificativa pra explicarem porque foi melhor assim.

Os que se desculpam normalmente dizem pra si mesmos que eram irrealistas. Acho que aí mora parte da verdade. Não que sonhamos coisas irreais quando somos jovens, mas não calculamos realisticamente o preço que teremos que pagar para alcançá-las. Romantizamos a caminhada e, quando o desafio vem, ele nos surpreende e pipocamos. Daí, depois de um tombo, muitos optam por arrumar uma desculpa pra ficar no chão ao invés de se levantar e tentar de novo.

Marcos da derrota
Mas o desvio do propósito inicial não se dá do dia pra noite. A pipocada pode ter momentos marcantes. Fazer uma viagem ou faculdade, aceitar um emprego ou um pedido de casamento. Porém, o comprometimendo é gradual. Num primeiro momento a pessoa diz pra si mesma: "Vou fazer isso, mas nada vai mudar". Mentira. Aos poucos ela vai cedendo aqui e ali. Quando vê já está tendo que arrumar explicações pra se convencer de seus atos.

Aliás, esse é um bom sinal pra você identificar que cedeu. Quando você está tendo que dar muita explicação daquilo que está fazendo, algo não está na linha. Se você tá caminhando o estreito, justificativas nem lhe cruzam a mente. Na cabeça só tem espaço para aquela satisfação que só tem quem carrega a convicção de estar buscando o excelente.

O inevitável dia de olhar pra trás
Sempre tive medo (temor) de levar uma vida onde eu tenha que pensar nessas desculpas pra conviver com minha consciência. O Velho Jogo vai rolar um dia e vai ser mais punk do que a descrição do cara. Estaremos diante do Trono Divino, teremos que olhar pra nossas vidas e falar daquilo que fizemos e daquilo que não fizemos porque nos acovardamos. Naquele dia, será que você vai querer ter uma pistola carregada?

[1] Confessions Of A Dangerous Mind
EUA/Canadá/Alemanha, 2002
Direção: George Clooney
Roteiro: Charlie Kaufman
Elenco: Sam Rockwell, Drew Barrymore, Julia Roberts, George Clooney, Rutger Hauer
Duração: 113 min.
Site: http://www.imdb.com/title/tt0290538/

Retirado originalmente do site: www.underground.org.br

Chacoalhada !

Ontem quando meu amigo Johnatan me passou esse texto sobre os dois jovens Moravianos, eu fiquei profundamente tocado..sério mesmo. Aquilo chacoalhou completamente minha vida..eu fiquei revoltado comigo mesmo..com raiva mesmo de mim.
Eu perguntei pro John, pq éramos crentes tão ruins assim..?

Por que, nós não nos entregamos mais a Cristo, mesmo recebendo tão grandes coisas, tanto da sua presença, tanto das suas bençãos..

Ontem, eu e ele resolvemos nos entregar à Cristo completamente e verdadeiramente, e Deus recebeu isso como oferta suave.
Muitos vivem um evangelho superficial. Vivem do testemunho de terceiros.. Eu já fui assim, Glória a Deus, isso já está mudando!
Muitos estão dentro das igrejas, e não são crentes, não são salvos.. HEY! Acorda! Se você é assim, e sabe que ainda não teve esse encontro com Cristo que todos Tanto falam, você vai pro INFERNO..não adianta ser da Igreja, seu pai ser Pastor, missionário, presbítero..Não, isso NÃO VAI TE SALVAR!!!
Sei que estou pegando pesado, mas o Diabo não pega Leve com a sua Vida! Ele quer que você sonhe consigo mesmo, em que você vai ficar rico, vai ser "próspero", vai ter Seus sonhos realizados..tudo EU, EU EU.. Já perguntou se você quer realizar os sonhos de Jesus pra você?
Já parou pra perceber que como Deus diz ao profeta: "Os meus pensamentos não são os seus pensamentos e os meus caminhos não são os seus caminhos"

Faça você isso também, PARE de viver pra si Mesmo, viva pra Deus!!! Lembre do "Dia de olhar pra trás". Quando Jesus olhar as suas obras, o que você terá para entregar pra ele? O que você terá em suas mãos?

Enfim, é isso..graça e Paz!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Moravianos

Quero compartilhar algo que feriu meu coração essa tarde...

Iniciado em Hernhut, Alemanha no século 18, o movimento de oração continua (24 horas) chamado Moravianos durou por quase 100 anos, e eles não oravam por aquilo que não estavam dispostos a ser a resposta.
Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da India cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.
Esses joves fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: " Nenhum pregador e nenhum clerico chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido". Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: "E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?", o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o tranposte deles. Então os jovens usaram o valor de sua propria venda para custiar sua viagem.
No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas familias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas:

"QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO".



segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

The Dark Knight



Espetacular !

Só assim para definirmos esse filme. Milhares de vezes melhor que o primeiro, Batman - The Dark Knight, é um filme inteligente, com efeitos e de tirar o fôlego. Raramente encontramos um filme com uma estória e roteiros tão maravilhosos, que seja baseado em algum herói dos quadrinhos. Para mim, depois da triologia de Senhor dos Anéis, esse foi o melhor filme dos últimos 8 anos.

O que parece ser um filme normal, apenas vilões lutando contra heróis se transforma numa trama gigantesca onde todos são heróis e vilões, fazendo que em certas partes Batman e Coringa se tornem secundários na estória.
Esse filme inocentemente faz uma denúncia da nossa sociedade atual e seus valores. O valor que um povo concentra em seus governantes e o desespero da população perante o caos da socidade. A corrupção é denunciada em todos os seus níveis, desde os oficias da polícia até o mais simples oficial de trânsito. O filme mostra uma sociedade tomada pela corrupção, pela destruição dos valores e pela fome de certas pessoas na defesa da justiça e dos valores que um dia Gothan defendeu.
Já em seu começo vemos o estopim, o fogo que iniciará toda a saga: Coringa.

Por que você está tão sério?

Essa pergunta mostra a personalidade desse tão terrível vilão. Uma reformulação do antigo Coringa, o diretor brilhantemente cria um novo Coringa para Batman. Esse não passa apenas de um louco, enigmático e sem poder. Não sabemos como surgiu, de onde veio, mas sim, o que ele deseja: acabar e brincar com Batman. Seu rosto é rasgado formando um sorriso bizarro e constante em sua face que demostra sua personalidade psicopata. Cada vítima que ele faz, ele conta uma estória diferente sobre como sua face ficou daquele jeito. Muito inteligente, consegue dominar toda a rede criminosa de Gothan. Ele é brilhante ! Ele vê em Batman, uma chance de satisfação especial, de se sentir algo na sociedade, de aparecer. Ele não está atrás de dinheiro, nem de poder, apenas atrás de infernizar a vida do Batman. Coringa tentará provar que todos os homens são iguais a ele, são maus, corruptos, e que Batman luta inutilmente contra o crime. Ele representa o mal no filme. Heath Ledger faz esse papel brilhantemente, incorporando toda a demência do personagem(não a toa que isso o levou a severas consequências). Merece sim o óscar póstumo.

O filme dá várias reviravoltas, quando pensamos que está tudo bem, a estória vira de cabeça pra baixo. Coringa é o agente que transforma e mostra o quão corruptível está a sociedade nos dias atuais. Comissáro Gordon nos mostra que ainda há esperança e pessoas honestas lutando por um mundo melhor. Batman não está só nessa luta.


Outro personagem importantíssimo é Harvey Dent. O protótipo defensor da lei e da justiça em que toda a população espera, confia. Uma espécie de salvação dos valores que deve ser preservada. Sua figura traz esperança e conforto ao coração da população. O que acontece com ele no final, nos revela que realmente não podemos confiar nisso. Ele combaterá de todas as formas o crime, até a morte de sua amada(e amada do Batman também). O trauma o fará desistir de sua causa, e enganado pelo coringa partirá para o lado negro da força.
Para mim, a cena do filme e ápice, é quando as duas barcas, uma cheia de civis inocentes, e outra cheia de criminosos condenados, têm a dura decisão de escolher explodir um ao outro. Isso é lindo. O que poderia ser óbvio, destruir um barco cheio de bandidos em detrimento ao de civis inocentes se torna complexo e irá testar a maldade humana até as últimas consequências. Me fez chorar quando aquele criminoso com uma terrível cara de mau, pede o detonador, e ao invés de acioná-lo, o joga pela janela. E aquele homem no barco dos inocentes não tem coragem de faze-lo. Hey! Ainda há esperança para esse mundo mal, nem tudo está perdido, por amor, ou valores humanos eles não se detonaram. O Bem prevaleceu ! Essa é a principal derrota do coringa no filme e a principal vitória de Batman. Isso nos mostra até que ponto podemos chegar e nos faz refletir perante nossa vidas. Batman traz sobre si toda a responsabilidade por aquelas vidas. Isso me lembra nossas vidas como cristãos. Temos a mesma responsabilidade, mesmo que os outros não sejam gratos, devemos lutar pela salvação de suas vidas, custe o que custar, o mal nunca irá prevalecer, mesmo com sérias derrotas, e a luta continuará.

Mundo Bonito

Rio de Janeiro, 1-14/05/03, Vila da Penha


Eu queria que o mundo fosse bonito,
Que não tivesse demência,
Mas isso é só um mito
Por não haver decência.

O mundo poderia ser bom,
As pessoas também
Para que eu pudesse ver o tom,
Sem ter que olhar a quem.

A terra é para se habitar,
Não para se destruir
Toda a bela vista do seu olhar,
Mas para se instruir
No bom caminho que se deve andar.

Fazer o inimaginável
Se tornar real,
Um mundo louvável
Sem que haja o mal.

Perder a noção
do que é ser bom,
Para depois cantar uma canção
Num lindo e agradável som.

Ver nascer o dia
Olhar nos olhos do sol,
Brotar a alegria
E no final se calar com a luz do farol.

Ouvir a chuva cair
Sonoros pingos no chão,
Ter com o que se divertir
Depois do passado verão.

Ter sempre esperança
De um tempo melhor,
Abraçar a bonança
Sem temer o pior.

Paixão

Rio de Janeiro, 17/06/03, Vila da Penha


A paixão é um fogo,
Se você não controlá-lo
Pode acabar se queimando.

A paixão é um fogo,
Que se você não dominá-lo
Vai acabar te consumindo.

A paixão é como um fogo,
Que primeiro aquece
Para depois incendiar.

A paixão é um fogo,
Que brilha
Para às cinzas tornar.

A paixão é como um fogo,
Que destrói tudo em seu caminho
Para depois nada ficar no seu lugar.

A paixão é como o fogo da Fênix,
Que se auto incendeia
Para das cinzas ressucitar;

A paixão é como um fogo,
Que queima em seu coração
Cativa, machuca
Para mais tarde voltar.

Sem nome

Rio de Janeiro, 29/03/03 , Vila da Penha

Noites sem dormir
Noites sem fingir
Noites que não passam
Noites que logo acabam
Tentando lembrar
Tentando achar
Tentando voltar
Naquele tempo que não voltará
Tentando fazer desse Aquele que nunca será
Trocando mágoas por lembranças que não mudarão

Num soar da noite em algum lugar que eu não sei
Que eu sempre soube onde vai dar
Que eu não sei onde vai parar
Pois tenho medo de tentar
Acovardado a ser corajoso
Por um sentimento que domina
Uma mente triste que tem medo
Medo de tentar imaginar
Um lugar que nunca vai dar
Pois é impossível de chegar

Conclusão precipitada?
Conclusões levam à ações
Ações precipitadas na vida sedentária
Sedentária a viver preso
Não por grades, mas por mágoas
Um sentimeto que corróe o mais puro
Que suja o mais límpido
Que invade o íntimo, o mais íntimo
Em um sentimento que não dá tréguas

Isso tem uma solução que todos negam
Que sempre esteve lá
Todos querem achar e tem medo, mágoa
Acovardados a melhorar, sedentários
De um sentimento, precisando de outro
Cujo muitos falam, só falam
Engraçado. Eles falam e só são acorrentados
Por que? Muitos sabem poucos conhecem
E muito menos praticam

Com certeza alguém já lhe disse sobre isso
Foi uma semente muito bem plantada
Em hortas estrangeiras no meio de daninhas
Que sempre habitaram e habitarão até o fim
Cresceu e deu frutos
Na árvore mais bela da natureza
Ali que eu quero chegar
Ali que eu Vou alcançar.