segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

The Dark Knight



Espetacular !

Só assim para definirmos esse filme. Milhares de vezes melhor que o primeiro, Batman - The Dark Knight, é um filme inteligente, com efeitos e de tirar o fôlego. Raramente encontramos um filme com uma estória e roteiros tão maravilhosos, que seja baseado em algum herói dos quadrinhos. Para mim, depois da triologia de Senhor dos Anéis, esse foi o melhor filme dos últimos 8 anos.

O que parece ser um filme normal, apenas vilões lutando contra heróis se transforma numa trama gigantesca onde todos são heróis e vilões, fazendo que em certas partes Batman e Coringa se tornem secundários na estória.
Esse filme inocentemente faz uma denúncia da nossa sociedade atual e seus valores. O valor que um povo concentra em seus governantes e o desespero da população perante o caos da socidade. A corrupção é denunciada em todos os seus níveis, desde os oficias da polícia até o mais simples oficial de trânsito. O filme mostra uma sociedade tomada pela corrupção, pela destruição dos valores e pela fome de certas pessoas na defesa da justiça e dos valores que um dia Gothan defendeu.
Já em seu começo vemos o estopim, o fogo que iniciará toda a saga: Coringa.

Por que você está tão sério?

Essa pergunta mostra a personalidade desse tão terrível vilão. Uma reformulação do antigo Coringa, o diretor brilhantemente cria um novo Coringa para Batman. Esse não passa apenas de um louco, enigmático e sem poder. Não sabemos como surgiu, de onde veio, mas sim, o que ele deseja: acabar e brincar com Batman. Seu rosto é rasgado formando um sorriso bizarro e constante em sua face que demostra sua personalidade psicopata. Cada vítima que ele faz, ele conta uma estória diferente sobre como sua face ficou daquele jeito. Muito inteligente, consegue dominar toda a rede criminosa de Gothan. Ele é brilhante ! Ele vê em Batman, uma chance de satisfação especial, de se sentir algo na sociedade, de aparecer. Ele não está atrás de dinheiro, nem de poder, apenas atrás de infernizar a vida do Batman. Coringa tentará provar que todos os homens são iguais a ele, são maus, corruptos, e que Batman luta inutilmente contra o crime. Ele representa o mal no filme. Heath Ledger faz esse papel brilhantemente, incorporando toda a demência do personagem(não a toa que isso o levou a severas consequências). Merece sim o óscar póstumo.

O filme dá várias reviravoltas, quando pensamos que está tudo bem, a estória vira de cabeça pra baixo. Coringa é o agente que transforma e mostra o quão corruptível está a sociedade nos dias atuais. Comissáro Gordon nos mostra que ainda há esperança e pessoas honestas lutando por um mundo melhor. Batman não está só nessa luta.


Outro personagem importantíssimo é Harvey Dent. O protótipo defensor da lei e da justiça em que toda a população espera, confia. Uma espécie de salvação dos valores que deve ser preservada. Sua figura traz esperança e conforto ao coração da população. O que acontece com ele no final, nos revela que realmente não podemos confiar nisso. Ele combaterá de todas as formas o crime, até a morte de sua amada(e amada do Batman também). O trauma o fará desistir de sua causa, e enganado pelo coringa partirá para o lado negro da força.
Para mim, a cena do filme e ápice, é quando as duas barcas, uma cheia de civis inocentes, e outra cheia de criminosos condenados, têm a dura decisão de escolher explodir um ao outro. Isso é lindo. O que poderia ser óbvio, destruir um barco cheio de bandidos em detrimento ao de civis inocentes se torna complexo e irá testar a maldade humana até as últimas consequências. Me fez chorar quando aquele criminoso com uma terrível cara de mau, pede o detonador, e ao invés de acioná-lo, o joga pela janela. E aquele homem no barco dos inocentes não tem coragem de faze-lo. Hey! Ainda há esperança para esse mundo mal, nem tudo está perdido, por amor, ou valores humanos eles não se detonaram. O Bem prevaleceu ! Essa é a principal derrota do coringa no filme e a principal vitória de Batman. Isso nos mostra até que ponto podemos chegar e nos faz refletir perante nossa vidas. Batman traz sobre si toda a responsabilidade por aquelas vidas. Isso me lembra nossas vidas como cristãos. Temos a mesma responsabilidade, mesmo que os outros não sejam gratos, devemos lutar pela salvação de suas vidas, custe o que custar, o mal nunca irá prevalecer, mesmo com sérias derrotas, e a luta continuará.

Nenhum comentário: