quinta-feira, 17 de julho de 2008

Os pecados de sempre


Essa mensagem também foi pregada no Projeto Vida em 2006. Aqui vai o esboço dela.




Culto realizado pelo Projeto Vida




Os pecados de sempre (Os pecados de estimação)


Romanos 6:2-11.

2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;

9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.

10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.


A escolha desse tema é para que possamos entender o que nos impede de chegar mais perto de Deus. O que nos impede da total consagração e santificação à Deus. O que nos impede de sermos como foram os grandes do passado e de sermos grandes hoje.


1° Quantos têm sido nossos pecados? E especialmente (1 em especial), aquele de estimação, aquele que nós cultivamos, aquele que nos agrada de certa forma. Ex*. Romanos 6:2. Ainda nesse mesmo? Nós fomos batizados pela morte de Jesus e temos que andar em novidade de vida. É nossa obrigação. Romanos 6:6-7( Se realmente está morto, está justificado). Nós estamos mortos depois que aceitamos e recebemos a Cristo, depois que fomos salvos. O velho homem foi crucificado, não tem mais domínio sobre nós, não temos desculpa para permanecermos nele. Rm 6:9. O pecado não tem mais domínio sobre nós, pecamos porque queremos, às vezes não é só o diabo, mas a gente o ajuda a acabar com nós mesmos. Rm 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”.


2° Rm 6: 15-16 “Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”.

Vocês querem ser servos desse pecadinho ou esse pecadão? Eu prefiro ser servo de Deus, da obediência! E onde está o temor de Deus? Tudo o que fizermos aqui na terra colheremos lá no céu. Onde está o amor a Deus e consideração da morte de Jesus na cruz?


I João 3:1 “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.”

É assim que retribuímos, que tratamos ao sermos filhos de Deus?


I João 3:2-6 “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.4 Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.6 Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.”

Nessa passagem está porque devemos largar esses velhos pecados.


3° E aí você se pergunta: -Esse cara só falou de pecado até agora!

O Espírito Santo está tocando nos corações, se você não consegue reconhecer, peça sabedoria a ele. Aí eu te mostro uma grande diferença: Quem é servo de Deus e quem não é. 1João 3: 7-8. Pois aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente, porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. Você se sente mal, o Espírito Santo toca em seu coração. Mas às vezes continuamos, e isso O entristece, e a gente perde, e dá brechas. E você diz: - Eu gosto de viver no pecado. E eu pergunto pra algum crente aqui, a mesma coisa que Paulo perguntou, Rm 6:21 “E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.” O fim delas é morte, o fim do teu pecado é a morte, não é nada agradável, na hora(em que você comete) pode ser, mas depois...


4° Rm 6:1; 6:13; 6:19. Vamos servir a Deus para santificação. Rm 6:22 ; 6:5. Como Jesus ressucitou e foi para o céu, nós também seremos. Esse é o privilégio de ter Jesus no nosso coração. Rm 6:22 “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”. Quem não tem Jesus tem por fim a morte, mas quem tem a Cristo tem por fim a vida eterna!

Vamos permanecer no fruto da santificação, da paz, e larfar esse pecado hoje, agora, Amém!?!

Porque “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, Nosso Senhor.” Rm 6:23. Amém! Aleluia! Glórias a Deus!!!




Nenhum comentário: