segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Um amigo
Se todos os que dormem acordarem,
Se todos os desanimados se motivarem,
Se todos os desonestos confessarem,
Se todos os enfadados se animarem,
Se todos os deprimidos se alegrarem,
Se todos os alienados se reunirem,
Se todos os fofoqueiros se calarem,
Se todos os verdadeiros soldados se levantarem,
Se todos os ossos secos se mexerem,
Se todos os membros de igreja orarem...
Então poderemos ter um avivamento!
-
Fim do Mundo
O filme "2012", que estreiou nos cinemas no dia 13 de novembro, traz à tona novamente a discussão sobre o fim do mundo. Durante séculos, as pessoas se acostumaram a conviver com perspectivas catastróficas tratadas desde o calendário maia até previsões de profetas mais atuais. No entanto, estes cenários apocalípticos partilham algo em comum: eles nunca ocorrem. Por causa disso, o site científico Live Science resolveu escolher as 10 premonições mais interessantes que nunca aconteceram.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Quero deixar essa música..
-
..Para todos que estão passando momentos difíceis e para mim =)
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Notícias Minhas
Mas cremos que Deus tem um propósito nisso tudo. E veremos sua boa mão atuar e nos fazer triunfar.
Estou dando aula em um curso de inglês já algumas semanas. Deus tem nos abençoado. Na faculdade está tudo uma benção.
Continuem orando por nós.
God Bless You!
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Absurdo =o
Diocese argumenta que não teria recursos para pagar 133 vítimas!
Uma diocese católica do Estado americano de Delaware entrou com pedido de falência na noite de domingo na véspera de um julgamento sobre abusos sexuais cometidos por padres.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Necessidades
"Se nossa maior necessidade fosse de informação, Deus teria enviado um pedagogo.
Se nossa maior necessidade fosse de tecnologia, Deus teria enviado um cientista.
Se nossa maior necessidade fosse de entretenimento, Deus teria enviado um artista.
Se nossa maior necessidade fosse de dinheiro, Deus teria enviado um economista.
#
MAS como NOSSA MAIOR NECESSIDADE era de PERDÃO, DEUS ENVIOU Um SALVADOR."
-
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Austríaco escapa de acidente, vai à Igreja agradecer e morre esmagado pelo altar =o
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
1° passa o pastor e olhando o estado daquele homem pensa: “não posso parar para ajudá-lo, pois tenho que ir pregar na igreja e já estou atrasado, e minha pregação pode ganhar mais pessoas para Deus.”
3° passa o diácono e olhando para o homem todo machucado pensa: “não posso parar para ajudá-lo, pois já estou atrasado e tenho que abrir a igreja, para o pastor poder pregar a palavra e o presbítero servir a ceia…”
4° passa um travesti e olhando para o mesmo homem ferido no chão e pensa: “nossa hoje foi um dia maravilhoso! Fiz um programa e ganhei 800 reais vou levar esse cara machucado pro hospital!”
Pergunta: quem cumpriu o chamado de Deus?
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Fim da Religião ?!?
DN/Notícias Cristãs
Denúncia: PT suspende deputados que militam contra o aborto
Agência Estado/Notícias Cristãs
Hããããã ?!?!?! “Padres não são pedófilos, são gays”
"De todos os padres implicados em abusos, entre 80% a 90% pertencem à minoria sexual que pratica a ebofilia, isto é, que tem relações com rapazes entre os 11 e os 17 anos", afirmou arcebispo Tomasi, segundo o qual a Igreja Católica "está a tratar da limpeza da sua própria casa".
O prelado recordou ainda um estudo publicado pelo Christian Science Monitor, no qual se conclui que nos EUA as congregações mais afectadas por abusos sexuais a crianças foram as protestantes.As declarações do representante do Vaticano na ONU são uma resposta às acusações de Keith Porteous Wood, da UIHE. Este acusou a Igreja Católica de não cumprir as suas obrigações ao abrigo da lei internacional e apelou para que ela obrigasse as dioceses a reportarem todas as alegações de abusos às autoridades seculares. Adiantou que as vítimas são por vezes acusadas de mentir e frequentemente os abusadores são transferidos para outras posições, sem serem punidos.
Correio da Manhã/Notícias Cristãs
terça-feira, 29 de setembro de 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Uma conversa vale mais que 1000 "palavras"
Jonnathan: Fala abençoado! Pow peço desculpas pela falta de comunicação recente. Andei bem atarefado com umas situações aqui na igreja. Acabamos de sair de um congresso de jovens( que graças a Deus foi benção e não aquelas palhaçadas q acontecem por aí) e já estamos com um trabalho pra unir mais a juventude daqui. Alguns adolescentes tem dado trabalho, e agora q eu estou como estagiário na escola dominical( eu já dou aula, aeeeW), posso dar uma moral e ajudar eles a não atearem fogo estranho na igreja (riso sarcástico). Tem surgido mts oportunidades em relação ao trabalho interno na congregação pra mim, mas tenho saudades de trabalhos evangelísticos.Me lembro q uma vez vc disse q fora do PV as coisas mudam bastante, pois é, eu nem tinha levado mt fé, mas vc tinha razão(detesto admitir). Estou recebendo convites pra pregar em ar livres e para juventudes(inclusive batistas.rsrsrsr...), tenho orado a respeito(menos do q deveria, admito), mas oq eu tenho medo é de virar pregador de crentes( Deus me livre e guarde).
Mas o msm Deus q tem abençoado vcs aí, é o msm Deus q me mostrará o caminho certo se eu permanecer fiel a Ele. Isso é um certeza.E como vai a obra missionária? Fiquei mt feliz ao ver as fotos. Seu pai e sua mãe estão ótimos( pena q de vc eu não possa falar o msm). É mt bom ver a escola dominical cheia e a EBF tbm. Sinceramente espero ir aí em breve(se vcs me permitirem), não para fazer turismo mas para trabalhar na obra e dar uns brados por aí. rsrs...Sinto mt saudades dos tempos de PV. Quer dizer, sempre q posso estou lá. Mas não é amsm coisa. Eles tem passado por algumas fases difíceis. Justamente pelo fato de ter mt crente. Tão meio q sem ordem e acomodados. O Diogo tá batalhando, mas as vzs parece q ele tá sozinho. Ore por eles.Ah! O Igor tá se saindo melhor q encomenda. Lucas III o retorno! rsrsrssr... Eu era o segundo. Sempre haverá um missionário batista com fome e sede de justiça. Msm que esse missionário seja assembleiano. rsrsrsr...( dá glória a Deus aí!). Abçs e fik na paz do Senhor!
Eu: HAHAHAHAHA(IRÁ ECOAR NA ETERNIDADE: EU SEMPRE TIVE A RAZÃO!!!)Muito bom receber notícias suas, eu estava estranhado seu silêncio. É cara, fora do Projeto é outro mundo, parece que lá dentro era a "casa" que nós éramos protegidos(com nossa famíia celeste) e Deus nos manda pra fora, pra "selva" para aprendermos a ser gente grande..rsrs esquisito neh.. Seja usado, ousado e consagrado na sua obra dentro da Igreja, pois percebi que nós estamos aqui no mundo TAMBÉM para servir nossos irmãos de dentro. Vi tb que os nossos heróis também pregavam em suas congregações, Moody dava aula de e.b.d. pra crianças.. Spurgeon pregou seus maiores sermões dominicalmente em sua Igreja(depois vc me lembra q eu te passo os sermãos dele..cara é surreal). Claro, que, o nosso chamado são as nações, isso sem dúvida, a fase da "igreja" será algo para nos provar.
Utilize os seus dons o MÁXIMO que você puder, pregue, dÊ aula, vá em outras Igrejas(principalmente batistas..os maiores evangelistas foram batistas..sempre..). Se envolva e desenvolva dentro de sua Igreja, e principalmente: TRANSFORME os cristãos à sua volta.Pra vc ter noção, vc sabe que eu nunca trabalhei dentro de nenhuma igreja, exceto no Projeto, pois agora minha vida se resume a Igreja, eu estou na liderança dos jovens(prego, dirijo, toco, canto, evangelizo, visito), estou dando aula domingo de manhã para novos convertidos(sou o professor, secretário), domingo de manhã e a noite( eu dirijo o louvor, o culto, canto, toco), eu sou o líder do ministério de missões(prego, faço apelo missionário, conclamo, faço teatro,organizo, arrumo), sou o líder de evangelismo da Unijev(união dos jovens evangelicos de Valença..inteira) estou organizando o congreso da Unijev; quando falta gente eu trabalho com as crianças, eu evangelizo aqui no bairro,aah uma porta se abriu para eu ser professor de E.b.d. numa congregação em Minas Gerais. Aaah mes q vem eu sou o zelador e faxineio da Igreja( 3 andares, 4 salas de e.b.d., 5 banheiros, uma cozinha industrial, fora o templo)..ufaa.rsrsisso é um pouco da minha rotina..tá bom..fora que ainda vou começar o trbalho de evangelismo lá na minha facul..hehehe
hehe..Igor vai ser a melhor coisa pro Projeto Vida (depois de mim é claro..rsrs) ele já era benção na minha anntiga Igreja, se destacava dentre todos os adolescentes. Ele tem q ser usado ao máximo lá pra tudo, e quem sabe liderança.. Um Batista e Deus por perto (já ouviu esse ditado? eu q inventei =))Cara fala pro Diogo esquecer quem não quer nada e ir ganhar almas. E tipo, fala pra ele, ja q tem muita gente, colocar os cultos do PV pra funcionarem simultaneamente em mais de um lugar dentro da faetec(p.e. uma roda ali fora, outra no anexo e outra lá no titanic) isso iria ajudar a distribuir a execução dos dons de cada um, todos iriam se dedicar mais e aumentar oportunidade de participação, como se cada grupo fosse responsável por uma "roda" (lembra q a gente quase fez isso 1 vez?)
Mês que vem é o aniversário da minha Igreja, vc poderia vir aqui pra pregar em 1 sábado para juventude, q vc acha?
Abração que Deus te abençoe tremendamente!!!
"A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" João 4:34.
sábado, 19 de setembro de 2009
Adormecido na luz
Denúncia
Cerca de 400 agentes agrediram violentamente dezenas de cristãos, impedindo-os de receber assistência médica. Os fiéis da pequena igreja clandestina, que estava sedeada numa capela construída dentro de uma fábrica de sapatos e vestuário, estavam a pernoitar no local, esperando assim evitar a acção policial.
A polícia, contudo, não se deixou influenciar por esta acção e procedeu à demolição, com recurso a bulldozers, da capela, que alegam ser uma construção ilegal. Enquanto o edifício era demolido, os cerca de 400 agentes atacaram ferozmente, segundo testemunhas citados pela AsiaNews, os cristãos presentes. Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, várias perderam os sentidos, mas quando chegaram ao hospital foi-lhes negada assistência médica.
A polícia terá ordenado aos médicos das urgências que não atendessem os cristãos, chegando ao ponto de proibir transfusões de sangue para quem precisasse. Durante a acção policial foram ainda roubados telemóveis, dinheiro e mobília do local.
Segundo algumas estimativas, haverá cerca de 50 milhões de cristãos protestantes que se reúnem em pequenas igrejas clandestinas, localizadas em locais de trabalho, ou em casas privadas. Estas operam fora do controle do Ministério dos Assuntos Religiosos, que procura controlar toda actividade religiosa através das Associações Patrióticas.
Renascença/Notícias Cristãs
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
E.T no Panamá (NLS Júnior)
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
ê ê Tâmo no Sal, ou será no Pré-Sal ?
É isso mesmo o título da matéria não está errado, de acordo com a autarquia federal “Ordem dos Músicos do Brasil” (OMB), quem não possuir uma “carteirinha” de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas que se apresentam em shows, cantores e até levitas, então você que está inserido no louvor de sua igreja local se não possuir a “carterinha” será multado, quer dizer, você não, mas a igreja na qual você pertence sim!Este absurdo é graças a enferrujada Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB.
Até ai tudo bem, o problema é que este registro custa R$215,00 e após o seu ingresso na entidade o músico terá que pagar uma taxa anual de R$100,00, para manter a “carterinha”. Outro detalhe de relevância é a criação da Delegacia Musical Cristã, que foi inaugurada em março de 2009, e tem como objetivo fiscalizar as igrejas para enquadrar quem não apresentar está licença, serviço que já ocorreu na sede da Bola de Neve Church em São Paulo, onde a igreja foi multada pelos seus músicos não possuírem o documento da OMB. A igreja através de seus advogados foi obrigada a entrar com um mandado de segurança para evitar o pagamento desta multa. A liminar foi deferida, suspendendo o auto de infração e impedindo, até o julgamento do mérito, que a autarquia tome qualquer atitude coercitiva em face da igreja e músicos que tocam em seus cultos.“A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros”, informou a advogada Taís Piccinini, responsável pela ação em entrevista para a matéria também sobre este mesmo assunto no portal Cristianismo Hoje. “O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo.” declara.
Uma esperança contra está autarquia, é a PL 223/09 do nobre Deputado Giannazi(PSOL), que pretende garantir o livre exercicio da atividade de músico no Estado de São Paulo.
Fonte: Clipgospelmusic / O Verbo / Notícias Cristãs
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
olha a diferença..
Mais de 90% dos católicos não conhecem a Bíblia e há mesmo casos de paróquias onde pequenos grupos de reflexão bíblica são marginalizados, afirma Frei Herculano Alves.Este franciscano capuchinho promoveu recentemente uma semana Bíblica sobre "A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".Em entrevista à Renascença, este biblista traça um diagnóstico preocupante da relação dos católicos com o Livro Sagrado, uma situação que não melhorou desde o Concilio Vaticano II.“Nós sabemos por um inquérito internacional, sobretudo na Europa do Sul, que apenas 3% dos católicos praticantes lêem a Bíblia todos os dias (…) isso mostra, claramente, que a Bíblia anda fora do programa de vida das pessoas”, sublinha.Numa altura em que se assinala a Semana Bíblica Nacional, Frei Herculano Alves diz que “é preciso começar a fazer alguma coisa” e sugere a realização de cursos e de outras iniciativas que fomentem a leitura da Bíblia.
Renascença/Notícias Cristãs
sábado, 22 de agosto de 2009
Teste de Dna no Vaticano
La Stampa, jornal diário italiano, refere hoje que estão a ser estudadas uma série de medidas para evitar processos judiciais e o pagamento de mais indemnizações milionárias no futuro.
A Santa Sé está a estudar os cada vez mais numerosos casos de padres que têm amantes ou filhos. É ISSO MESMO.
Entre as medidas que estão a ser estudadas encontram-se a possibilidade de dar o apelido do pai aos filhos e de dar a estes a possibilidade de herdarem os bens pessoais do progenitor, assegura hoje o jornal diário La Stampa.Nas últimas semanas, a Congregação para o Clero, presidida pelo cardeal brasileiro Claudio Hummes, realizou várias reuniões para tratar do problema que afecta sobretudo a América Latina e países europeus como a Áustria. Este não é um fenómeno novo, acautela aquele jornal, mas refere que o reconhecimento da paternidade através de testes de DNA pode supor uma onda de processos judiciais para o reconhecimento dos filhos e que a Santa Sé está preocupada com as indemnizações milionárias pagas por abusos sexuais nos Estados Unidos.
O Vaticano, diz o La Stampa, pondera a hipótese de reconhecer os direitos sociais das mulheres e dos filhos, “com uma espécie de contrato civil que não os exclua da herança e permita que recebam o apelido dos pais sacerdotes, enquanto este continuaria as suas funções”.O diário assegura que os filos herdariam os bens pessoais dos pais, enquanto que os bens e benefícios eclesiásticos, propriedade da Igreja, continuariam nas mãos desta”.
DN/NC
Ainda se dizem sacerdotes...
Pesquisadores mediram condutividade no interior do planeta e concluíram que a presença de água é possível.Estudos medindo a eletrocondutividade no interior do planeta indicam que talvez haja imensos oceanos sob a superfície da Terra. A água é um condutor extremamente eficiente de eletricidade.Por isso, cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, acreditam que altos níveis de condutividade elétrica em partes do manto terrestre - região espessa situada entre a crosta terrestre e o núcleo - poderiam ser um indício da presença de água.Os pesquisadores criaram o primeiro mapa global tridimensional de condutividade elétrica do manto. Os resultados do estudo foram publicados nesta semana na revista científica "Nature". As áreas de alta condutividade coincidem com zonas de subducção, regiões onde as placas tectônicas - blocos rígidos que compõem a superfície da Terra - entram em contato e uma, geralmente a mais densa, afunda sob a outra em direção ao manto.Geólogos acreditam que as zonas de subducção sejam mais frias do que outras áreas do manto e, portanto, deveriam apresentar menor condutividade."Nosso estudo claramente mostra uma associação próxima entre zonas de subducção e alta condutividade. A explicação mais simples seria (a presença de) água", disse o geólogo Adam Schultz, coautor do estudo.Mistério geológicoApesar dos avanços tecnológicos, especialistas não sabem ao certo quanta água existe sob o fundo do mar e quanto dessa água chega ao manto."Na verdade, não sabemos realmente quanta água existe na Terra", disse um outro especialista envolvido no estudo, o oceanógrafo Gary Egbert. "Existem alguns indícios de que haveria muitas vezes mais água sob o fundo do mar do que em todos os oceanos do mundo combinados."Segundo o pesquisador, o novo estudo pode ajudar a esclarecer essas questões.A presença de água no interior da Terra teria muitas possíveis implicações. A água interage com minerais de formas diferentes em profundidades diferentes. Pequenas quantidades de água podem mudar as propriedades físicas das rochas, alterar a viscosidade de materiais presentes no manto, auxiliar na formação de colunas de rocha quente e, finalmente, afetar o que acontece na superfície do planeta.Se a condutividade revelada pelo estudo for mesmo resultado da presença de água, o próximo passo seria explicar como ela chegou lá. "Se a água não estiver sendo empurrada para baixo pelas placas, seria ela primordial? (Estaria) lá embaixo há bilhões de anos?", pergunta Schultz."E se foi levada para baixo à medida que as placas lentamente afundam, seria isso um indício de que o planeta já foi muito mais cheio de água em tempos longínquos? Essas são questões fascinantes para as quais ainda não temos respostas".Os cientistas esperam, no futuro, poder dizer quanta água estaria presente no manto, presa entre as rochas.Este estudo teve o apoio da Nasa, a agência espacial americana.G1/NC
Nota Pessoal: Será que a Bíblia poderia responder? Vejam a história do dilúvio: Livro de Gênesis, Capítulo 7.11, 12 (No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.)
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
@_@
Estou de volta e com a corda toda. Os altos e baixos que passamos são muito importantes para moldar nosso caráter. Principalmente os baixos, pelos quais Deus nos testa pra saber quem somos nós de verdade. O tipo verdadeiro de servo que você é, independentemente dos seus cargos, ministérios, ou da forma que vocÊ adora, é revelado no momento da dificuldade.
Para se tornar um grande homem ou mulher de Deus, você terá que obrigatoriamente passar por momentos horríveis, engulir sapos, suportar afrontas, passar humilhações, perder algo precioso para você. Essa é a regra, o ritual de passagem para níveis mais profundos.
VocÊ que escolhe se irá querer passar ou não. Deus não irá te obrigar. Porém quando vocÊ começa a pedir pra ir mais alto, pra ser levado além, pra ter mais intimidade com Ele, para conhecer o Espírito Santo pessoalmente, a provação pelo fogo será necessária.
Deus quer ver se suas obras são palha, barro, ferro, prata ou ouro. O fogo irá testar isso tudo.
Por isso é mais fácil pra 80% da Igreja ficar acomodada dentro de seus templos, na sua vidinha religiosa que se baseia em Casa-Tv-Igreja-Tv-Casa...
Há uma mensagem do Pr. Marcos Feliciano que fala sobre os íntimos de Deus. Existem os seguidores, existem os amigos, porém existe os Íntimos. Qual vocÊ quer ser?
Ultimamente eu estou aprendendo muito. Nunca aprendi tanto sobre tudo na minha vida. É difícil vocÊ experimentar as dores, decepções, desilusões na sua pele. Mas é bom, pois todas as coisas cooperam para o nosso bem. E o aprendizado é tudo, a experiência gera a paciência, que gera a esperança e por fim a fé.
E vale a pena passar por tudo isso. Ontem eu vi o documentário do Billy Graham e vi que realmente vale a pena. Um dia como diz T.L. Osborn, na praia celestial ** nós veremos o resultado de nosso trabalho. Tudo pra Deus, vindo de Deus no tempo de Deus de acordo com a vontade de Deus, vale a pena, e é a melhor coisa que vocÊ possa fazer.
**Leia o livro Impacto de T.L.Osborn, vc não vai se arrepender.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Primícias
Foi o Batismo de 4 pessoas, onde podíamos ver a presença de Deus atuar em suas vidas. Mesmo com a água congelando elas não desistiram..hehe.
Colher os primeiros frutos é algo muito gratificante, ainda mais com as lutas que passamos.
Semana passada eu viajei pro Rio e deu tempo pra relaxar e esfriar a cabeça. Cinema, rever amigos, jantar no shopping e tal.. Destaque para a madrugada na casa do Carlos com a galera, onde nós paramos ali 4h da manhã para orar e clamar a presença e o perdão de Deus, foi tremendo!!!
Sábado nós fomos a Conservatória ministrar na Igreja Batista Central de lá, também foi muito legal.
Essa semana recomeçam minhas aulas e vamo q vamo..!!!
Perseguição absurda na Coréia do Norte
domingo, 19 de julho de 2009
Tivemos um grupo de pagode da Igreja Batista de Conservatória, e a participação do ministério de louvor e coreografia da Igreja Marchando pela fé!
Muitas vidas compareceram ao culto. O pregador foi o pastor Márcio da igreja Marchando pela fé, que trouxe uma mensagem sobre mudança.
No apelo muitas pessoas levantaram a mão. O período de louvor foi de grande adoração e muita unção. E tivemos um lindo período de oração com Jason Upton ao fundo..rsrs
Nossa banda estava desfalcada de 2 componentes, mais mesmo assim fizemos um grande período de adoração ali, Deus atuou!!
Orem por nós!!
domingo, 5 de julho de 2009
Newstícias
A classe de novos convertidos tem prosseguido e os novos jovens têm se mostrado firmes e constantes. O curso "Conhecendo a Deus" também está nas últimas semanas com muitos frutos.
Esse mês é um grande mês para a juventude. Temos crescido em qualidade. Alguns jovens que há anos não faziam nada na igrja ou estavam desviados, voltaram e estão sendo usados abençoadamente.
Fizemos um evangelismo pequeno ontem. Eu "invadi" um barzinho e comecei a pregar em voz alta lá dentro. Foi benção, esperamos frutos disto.
O legal que eu quero destacar aqui é que pela primeira vez na minha vida, montei uma banda, e ensaiamos durante a semana e tocamos nesse sábado. Essa banda me alegrou muito e é uma nova porta aberta para nossas juventudes aqui de Valença e para o evangelismo.
Orem por nós!!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Deus é "pop"
Como os jovens brasileiros – que estão entre os mais religiosos do mundo – expressam sua fé em novos ritos, novas igrejas e até na internet.
Com mais de 20 tatuagens estampadas no corpo, dois piercings no nariz e um alargador de orelha, a paulistana Fernanda Soares Mariana, de 19 anos, parece estar montada para um show de rock. Apenas a Bíblia que ela carrega nos braços sugere outro destino. E Fernanda, a despeito do visual, está pronta mesmo é para encontrar Jesus. “A igreja não pode julgar. Ela tem de estar lá para transformar sua vida, e não sua aparência”, afirma. A igreja que Fernanda escolheu não a julga pelo figurino. Numa noite de domingo, no templo da Bola de Neve Church do Rio de Janeiro, o que se vê são fiéis vestindo bermudas e camisetas com estampas de surfe. Boa parte exibe tatuagens como as de Fernanda. No altar, uma banda toca música gospel, enquanto a vocalista grita o refrão “Jesus é meu Senhor, sem Ele nada sou”. Na plateia, cerca de 300 pessoas acompanham o show em catarse, balançando fervorosamente ao som da música. A diaconisa Julia Braz, de 18 anos, sobe ao palco de cabelo escovado e roupa fashion. Põe a Bíblia sobre uma prancha de surfe no púlpito e anuncia: “O evangelismo tá bombando!”. Amém. Cultos voltados para os jovens, como a igreja da Bola de Neve, revelam um fenômeno: mostram que o jovem brasileiro busca formas inovadoras de expressar sua religiosidade.
Em 1882, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche assinou a certidão de óbito divina com a célebre afirmativa: “Deus está morto”. Para ele, os homens não precisariam mais viver a ilusão do sobrenatural. Nietzsche não foi o único. O anacronismo da fé religiosa era uma premissa do socialismo. “A religião é o ópio do povo” está entre as frases mais conhecidas de Karl Marx. Para Sigmund Freud, a necessidade que o homem tem de religião decorreria de incapacidade de conceber um mundo sem pais – daí a invenção de um Deus. A influência de Marx e de Freud no pensamento do século XX afastou gerações de jovens da fé. Mas a derrocada do socialismo e as críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens. “Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist, no livro God is back. Para os jovens, como diz o título do livro, Deus está de volta. Ou, nas palavras da diaconisa Julia, “está bombando”.
Uma pesquisa feita por um instituto alemão mostra que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam ser “profundamente religiosos”Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”. Noventa por cento afirmam acreditar em Deus. Milhões de jovens recorrem à internet para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus. “Na minha geração só sabia o que era budismo quem viajava para o exterior”, diz a antropóloga Regina Novaes, da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude. “Hoje, com a internet, o jovem conversa com todo o mundo e conhece novas religiões. A internet virou um templo.” Mais talvez do que isso, ela se converteu no veículo ideal de uma religião contemporânea e desregulada, que pode ser exercida coletivamente sem sair de casa e sem submeter-se a qualquer disciplina.
Época/Notícias Cristãs
sexta-feira, 12 de junho de 2009
News novas
Continuamos em nosso árduo trabalho de consolidar vidas. Nunca aprendi tanto como estou aprendendo aqui. Meu pai tem tido um longo e difícil trabalho, e muitas vezes não vemos os frutos.
Nessa quinta feira, houve a primeira reunião da UNIJEV - União dos Jovens Evangélicos de Valença. Lá foi organizado quem participariam e seriam indicados para os cargos e ministérios. Queriam me indicar para vários, porém fiquei apeas com o cargo de 2° secretário, e também líder do ministério de evangelismo, que para mim é o mais importante.
Agora estou com essa outra grande oportunidade, não pude deixar ela passar. É o que eu amo fazer. Preciso muito que orem por mim. Quinta-feira também tive oportunidade de pregar no culto a noite da minha igreja.
Na Igreja estamos tendo muito trabalho, pelo menos eu, na questão do discipulado desses jovens que falamos, muitas coisas ruins tem acontecido para afastar eles. Eu me desanimo muito, quase o tempo todo. Às vezes dá vontade de sair correndo e pegar o ônibus de volta para o Rio. Quando vemos uma notícia boa, no outro dia é uma ruim. Porém Deus tem nos sustentado. Posso lembrar do exemplo de grandes missionários que passaram anos sem ver os frutos ou sem resultados, como William Carrey na Índia, que passou 7 anos sem ganhar uma alma, seu filho mais novo e sua esposa morreram lá, e ele mesmo assim não desistiu.
Jesus Cristo uma vez disse para os seus discípulos que eles foram enviados a ceifar onde não plantaram. Talvez eu tenha que plantar pra alguém daqui há algum tempo ceifar, ou talvez cedo ou tarde ceife. Isso não cabe a mim saber. De vez em quando eu tenho essas crises. Nem deveria, tenho que ser muito grato a Deus, porém eu tenho essas crises. E por estar longe dos meus amigos, e muitos não se comunicarem mais, eu fico assim. é normal, sou humano.
Na faculdade eu tenho me destacado, entre os alunos e os professores. Espero começar uma reunião de oração lá, já no próximo semestre ao voltar as aulas.
é isso aí! Johnny não morreu, nasceu de novo!!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
xD
Já dizia um hino cantado pelos meus avós.
O trabalho com os jovens têm crescido e recentemente um jovem que queria se suicidar veio ao nosso culto jovem, ouviu uma pregação de outro jovem que estava afastado e retornou para a casa do pai. Assistiu ao filme "O PEREGRINO". E no final, tocado, fez a oração recebendo Jesus Cristo.
E quem o trouxe para igreja nesse dia foi ainda outro jovem, que estava perdido no mundo envolvido com coisas ruins, que também se converteu recentemente e irá se batizar.
Vale apena insistir, seguir a Cristo, obedecer, pagar o preço. É grande a alegria de quando vocÊ ganha uma alma.
Ah.. da nossa classe de batismo, de todos os 7 que estão matriculados 4 são jovens.
domingo, 17 de maio de 2009
Good News
Algumas semanas se passaram e deixe eu passar o relatório do que anda acontecendo na obra:
1- Estamos com um grupo de discipulado de jovens (utilizando o livro: Conhecendo a Deus e fazendo a sua vontde [ tremendo] ). Deus tem atuado na vida desses jovens. Já temos 3 candidatos a batismos através(alem de outras coisas) desse discipulado.
2- Na faculdade as portas parecem se abrir para que eu fale um pouco do evangelho. Estou falando um pouquinho mesmo; cada hora eu falo um pouco, aqui outro pouco ali, e estou orando para que Deus abra as portas de iniciar um grupo de estudo bíblico dentro da universidade (orem vocês também por isso). As coisas são um pouco difíceis pois a Igreja evangélica está queimada na cidade, por isso sofro preconceitos.
3- Começarei as aulas de violão para crianças aqui na Igreja
4- Toda sexta meu pai está numa das rádios na cidade. Foi uma porta gratuita que se abriu de evangelismo e discipulado via rádio.
5- Estamos passando, dentro de nossa Igreja, uma fase chamada de "Avivamento corretivo", Deus separando o joio do trigo, quem quer de quem não quer. Tem sido muito difícil. Estamos com uma carência muito grande de pessoas para trabalhar na obra. Muitos estão deixando os seus cargos(vejo isso positivamente) fazendo então com que se acumule diversas e diversas tarefas sobre o meu pai. Aqui têm sido uma "escola" tremenda.
6- Deus tem usado poderosamente o meu pai, para trazer união aos pastores aqui da cidade. Muitas bençãos estão ocorrendo sobre isso. Esperamos um avivamento grande através disso.
7- Além do que ando falando sobre as hostes malignas e potestades que governam a cidade, tivemos uma notícia assustadora essa semana ao saber, que a seita Cresciendo em Gracia está procurando um terreno pra se fixar aqui na cidade. O "Miranda" já está colocando nos jornais daqui, que veio para desmascarar a corrupção dos padres e pastores da cidade. E anda desafiando alguns. Problemático e preocupante...
8-Estou prosperando na faculdade, e por enquanto não estou trabalhando. Desisti de uma vaga de emprego recentemente aberta pra mim, por, caso eu aceitasse, iria me atrapalhar na faculdade e na obra.
9- A fome e a sede de pregar para as nações está voltando. Por aqui ser um ambiente 100% contrário, muitas vezes nos desanimamos, porém Deus está acendendo o fogo de volta em mim.
10- Orem por nós. Vá para os campos. Não fique preso dentro de sua Igreja. Pregue o evangelho pessoalmente.
Paz de CRISTO!!!
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Até 2045 computador será mais inteligente que ser humano, diz profeta.
Terra/Noticias Cristãs
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Pequena Missionária
Anos atrás, quando Robert Moffat estava na África, viajou para uma localidade bem distante no interior. Certo dia ele chegou junto a uma árvore onde havia uma tábua fixada. Nela estava escrito que havia uma escola cristã em uma aldeia próxima. Bastante surpreso por acreditar ser o primeiro homem branco naquela parte da África, dirigiu-se à aldeia. Aproximando-se do local, encontrou uma pequena menina de cerca de doze anos de idade, a quem disse: "Eu vi uma tábua em uma árvore onde pude ler que havia uma escola cristã aqui nesta aldeia. Poderia me levar até o professor?
" A menina abaixou a lustrosa cabeça sem responder. "Você conhece o professor?" perguntou ele. Ela acenou que sim com a cabeça."Bem, quem é o professor?" insistiu ele. Levantando então a cabeça, timidamente, ela respondeu: "Eu sou a professora". Moffat descobriu que a pequena menina tinha sido levada, certa vez, para uma tribo distante, onde ela ouviu um missionário falar às pessoas sobre o amor de Jesus e havia se tornado, a partir daquele momento, a primeira missionária para sua tribo.
Torre e notícias
Hehe, subimos com os jovens e foi um passeio muito bom, com uma vista maravilhosa.
Ultimamente ando na dúvida se consigo um emprego ou não. Me preocupo se isso irá atrapalhar meus estudos e o ministério. Já recebi uma oportunidade pra vendas e terça feira tenho uma entrevista também. Estou orando por isso.
Na juventude começamos um grupo de estudos e dispulado do livro Conhecendo a Deus e fazendo sua vontade. Foi muito bom o primeiro dia e estamos com grandes expectativas sobre isso. Estamos para dar mais um passo a frente com o ministério dos jovens, que é um dos que tem mais crescido na igreja nos últimos meses. Glórias a Deus.
Domingo passados recebemos mais 5 membros na igreja. Um casal de pastores, uma jovem da igreja metodista, um jovem que estava excluído, e uma moça de uma igreja g12. Todos já foram recebidos como membros e estamos muito felizes por isso.
Existe ainda mais pessoas que querem se batizar(5 pessoas), e estamos orando para Deus fazer diferença na vida delas.
O Pastor(meu pai) está todas as sextas-feiras no programa de rádio da cidade, e tem feito um bom trabalho lá. É um programa de debate e ajuda cristão.
Orem por nós.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Páscoa..
Pequena história do coelho, do ovo e das tradições de Páscoa
Uma pequena história das tradições de Páscoa, que vem sendo celebrada há 1.684 anos. Na Alemanha, pesquisas indicam que 20% da população desconhece as verdadeiras origens da festa.Há séculos, famílias de diversas partes do mundo celebram a maior festa do Cristianismo de maneira parecida. No sábado, com a missa da Vigília Pascal seguida da queima simbólica do Judas e, no domingo, através da missa de Páscoa e da busca por ovos coloridos no jardim.No entanto, já nem todo mundo sabe por que se celebra a Páscoa. Na Alemanha, pesquisas indicam que 20% das pessoas desconhecem as origens da festa. E a figura do coelho da Páscoa não exatamente ajuda, já que ele nada tem a ver com a ressurreição de Cristo. A culpa disso é justo dos protestantes, concluiu em diversos estudos o pesquisador de costumes Alois Döring, de Bonn.
Coelhos de chocolate, um dos símbolos mais conhecidos desta época do ano, o coelho foi uma invenção protestante. "Crianças católicas sabiam que na Páscoa poderiam voltar a comer ovos, que durante a Quaresma eram proibidos. Mas como explicar às crianças protestantes por que, de repente, havia tantos ovos na Páscoa?", explica Döring.Foi por isso que os protestantes criaram as histórias do coelho que distribuía, de casa em casa, os ovos acumulados durante o período. Além disso, o coelho era um símbolo da fertilidade – o que aliás não explicava como o animal, na condição de mamífero, tinha tantos ovos.Os protestantes não se preocuparam muito com a Biologia, mas, sim, com os costumes católicos como o de fazer os fiéis rirem durante as missas de Páscoa. Enquanto protestantes celebravam a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa com muita seriedade e silêncio, em muitas igrejas católicas procurava-se comemorá-la de forma festiva.Durante o período barroco, era comum até que padres católicos contassem anedotas aos fiéis. E o púlpito, muitas vezes, era transformado em ateliê. "De muitos sermões, pode-se até tirar belas passagens sobre a pintura e a decoração de ovos de Páscoa, que nos séculos 17 e 18 eram comuns. Ou foram se tornando comuns", conta Döring.
Contra os ovos em si, os protestantes não tinham nada. Eles sempre foram tidos como símbolo de vida nova e, assim sendo, da ressurreição de Jesus Cristo. A tradição de pintar, decorar e presentear os ovos já existia desde os primórdios do Cristianismo."Antigamente, era comum pintar os ovos apenas de vermelho, para simbolizar tanto a cor do sangue de Cristo quanto a do amor que ele nutria pela humanidade. Isso ainda é assim na Igreja Ortodoxa", conta Döring. "E a decoração servia para distinguir os ovos bentos dos não bentos durante a Páscoa." Com o passar do tempo, diversos outros costumes foram criados em torno do ovo, como por exemplo, a brincadeira de escondê-los. Segundo Döring, estes continuarão existindo. Afinal de contas, já estão definidos os feriados de Páscoa para os próximos séculos. "O famoso matemático [Johann Friedrich Carl] Gauss desenvolveu uma fórmula para calcular a data da Páscoa nos próximos dois mil anos. Quem souber como usá-la, pode saber em que dia cairá a Páscoa no ano de 3575."Mas muitos nem querem saber disso. O importante é que a Páscoa vem sendo celebrada há 1.684 anos no primeiro dia de lua cheia depois do início da primavera europeia, isto é, entre os dias 22 de março e 25 de abril. Ou seja, quando os coelhos voltam a saltitar pelos campos.
Fonte: DW
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Semana Santa
Fomos evangelizar mendigos no largo do bicão. Tem muita gente doida nesse mundo..mas graças a Deus 2 aceitaram a Jesus e oraram conosco. Os outros foram engraçados..um me disse que era general e dono do habib's, o outro quase me bateu porque eu perguntei que, se cachaça conserva(como o senhor falava) porque ele estava naquela situação..kkk
Outro fato maneiro: o onibus 918 parou no meio da Av. Meriti, com o motorista gritando a polícia. Quando um policial (carregando um fuzil do meu tamanho) entrou no ônibus, tirou um carinha assaltante lá de dentro. Nisso falei com meus amigos: - Se a polícia não prender esse cara, a gente vai lá falar com ele !
Num é que a gente foi mesmo.. Esperei o guarda revistá-lo, vi que ele tava desarmado e fui evangelizar. Quando chegamos nele, entreguei um folheto e comecei a falar com ele. Mas ele gritou: -Só quero o folheto!
Continuei falando e ele gritou mais uma vez: -Só quero o folheto!
Aí eu me estressei(brincadeira..rs), virei pra ele e disse algo que tocou a sua forma de olhar. Mas depois deixamos, pois ele não queria receber uma oração e se afastava de nós.
Foi bom, pelo menos ele se acalmou e talvez não tenha feito mais besteira nesse dia.
De lá fomos pra casa do Carlos, e depois Wagner, Anderson e eu voltamos para casa. Fomos orar e Deus começou a operar grandemente em nosso meio. Foi um mover de Deus lindo que nos levantou espiritualmente e nos deu novas revelações. Deus despertou uma chama missionária em nosso coração. No outro dia Anderson já tinha se decidido a ir para Jocum. Sei que algo novo aconteceu nesse dia, estou marcado com aquele encontro até o presente momento.
Vimos ali mais uma vez que Deus nos quer em seu ministério, integralmente. E que o mundo precisa de mais missionários, principalmente jovens. Também reconhecemos que a vida não faz sentido longe desse propósito.
sábado, 11 de abril de 2009
Quarta-feira, 8 de Abril de 2009
Figuras jurídicas na Bíblia sagrada
Bíblia, do grego, “Biblion” (livro); com equivalência também em hebraico “Ha-serafim” (os livros). Conjunto de livros considerado sagrado por diversos religiosos. Livro mais vendido de todos os tempos. Primeira obra impressa no invento de Gutenberg. Verdadeiro manual de histórias, contos e estilo de vida. Sem sombra de dúvida, podemos dizer que a Bíblia Sagrada reúne em seu bojo lições primorosas de dezenas de ciências catalogadas pelo homem. Nesse best-seller, encontramos ensinos de História, Sociologia, Antropologia, Matemática, Botânica, Filosofia, Teologia, Engenharia, etc. Não podemos deixar de mencionar peremptoriamente que uma das ciências mais marcantes no texto bíblico é a ciência jurídica, isto é, o conjunto de normas e leis que aglutinam um corpo jurídico, com verossimilhança daqueles estudados nas Faculdades de Direito. Estão grafadas, de forma expressa, verdadeiras prescrições jurídicas encontradas até os dias tumultuados do século XXI. É impressionante como se vislumbram verdadeiros embriões de institutos e figuras jurídicas relatadas em nossas legislações pátrias atuais. No campo do Direito Constitucional, lemos claramente, em Deuteronômio, cap. 19, vers. 16 e 17, a mais pura e cristalina presença do Princípio da Ampla Defesa e do Contraditório, respaldado no art. 5º, LV, CF/88. Aliás, faz-se mister relatar que, ao longo do Pentateuco, primeiros cinco livros da Bíblia, há milhares de prescrições legislativas, nomeclaturando, assim, o quinto livro de “Deuteronômio”, que quer dizer, “segundas leis”. Isto é, segundo corpo de leis promulgadas pelo patriarca Moisés. Prosseguindo nas referências do Direito Constitucional, o Princípio preconizado no art. 5º, LIII, CF/88 encontra semelhança funcional em 2 Crônicas, cap. 19, vers. 8.No âmbito trabalhista-constitucional, o salário era tão resguardado como o disposto no art. 7º, X, CF/88, em Deuteronômio, cap. 24, vers. 14-15. Os princípios da Livre Investigação e da Fundamentação dos Veredictos são solenemente ensinados em Deuteronômio, cap. 13, vers. 12-14. Esses são alguns fundamentos lecionados em nossa Carta Magna de 1988, que há cinco mil anos já eram prescritos na sociedade judaica. Na esfera civil, é soberbamente encontrada na leitura bíblica a figura civilista da indenização. Dentre os casos existentes, podemos citar a leitura de Êxodo, cap. 22, vers. 2-6. José, o filho favorito de Jacó, que reinou no Egito, talvez tenha inaugurado a prática de pagar alimentos a parentes, conforme vemos em Gênesis, cap. 47, vers. 12. Persistindo na demonstração dos institutos civis, relatamos também a presença do casamento, dos costumes, do divórcio e do pátrio poder, todos esses pertencentes ao livro IV do Código Civil Brasileiro. Na Bíblia, relatados em Gênesis, cap. 2, vers. 22; I Coríntios, cap. 15, vers. 33; Deuteronômio, cap. 24, vers. 1; e Efésios, cap. 6, vers. 1-4, todos de acordo com a ordem de institutos supracitados. Ainda na esfera civil, o Penhor, a Fiança e as dívidas são relatados tais como no art. 1431, CC (Penhor) – Exôdo, cap. 22, vers. 26; art. 818, CC (Fiança) – Provérbios, cap. 11, vers. 15, e as dívidas são tratadas assim como em nosso direito pátrio, não acarretando em prisão. Inserido-se agora na seara penal, podemos descrever, no mínimo, vinte e dois delitos relatados na Bíblia e ainda em vigência nos dias modernos, sem terem sido alcançados pelo “Abolitio Criminis”. São eles: Aborto (Êxodo, cap. 21); Homicídio culposo (Deuteronômio, cap. 22, vers. 8); Assédio sexual (Gênesis, cap. 39, vers. 1-20); Calúnia (Deuteronômio, cap. 22, vers. 13-19); Charlatanismo (Atos, cap. 13, vers. 6-2); Corrupção (Isaías, cap. 1, vers. 21-23); Difamação (salmos, cap. 31, vers. 13); Estupro (Deuteronômio, cap. 22, vers. 23); Extorsão (Ezequiel, cap. 18, vers. 18); Falso testemunho (Êxodo, cap. 20, vers. 16); Furto (Josué, cap. 7, vers. 19-25); Rixa (Provérbios, cap. 22, vers. 10); Roubo (Levítico, cap. 6, vers. 2-4); Sequestro (Êxodo, cap. 21, vers. 16); esses são alguns crimes presentes e puníveis na legislação bíblica. O Direito Tributário aparece com os institutos da Taxa e do Imposto em 2 Reis, Cap. 17, vers. 3, e em Mateus, cap. 22, vers. 21.É inegável a dubiedade dos critérios jurídicos mencionados na Bíblia, ela se perfaz como uma verdadeira constituição do povo de Israel. Nos dizeres do professor Carlos Mesters, “O decálogo e as prescrições jurídicas da Bíblia são como uma verdadeira Constituição”. Feitas essas considerações, não há pensamento claudicante em torno de que a Bíblia é um livro incomensurável e com muitas lições de educação e Direito. O mestre da literatura Joaquim Maria Machado de Assis assim asseverava: “editar obras jurídicas ou educacionais não é muito difícil; a necessidade é grande, a procura, certa”. Talvez seja essa combinação e outras centenas de riquezas que fazem da Bíblia este verdadeiro sucesso de leitura e de vendas.
O Girassol
quinta-feira, 26 de março de 2009
Perseguição
Cerca de 60 cristãos foram assassinados e muitos permanecem desaparecidos.Cerca de 18.000 ficaram feridos, 4.500 casas e 1e1 igrejas foram toalmente destruídas, 50.000 pessoas fugiram de suas casas e muitas estão com medo de voltar e serem forçadas a se reconverter ao hinduísmo. Muitos estão traumatizados.
Ouvi um caso de uma senhora de 70 anos, que se recusou a se reconverter ao hinduísmo, então prenderam ela dentro de casa e tacaram fogo à casa. Sabe-se também, que muitos cristãos ao serem atacados na calada da noite, não tendo pra onde ir, fugiram e estão morando dentro das florestas, sem ter o que comer, e um teto pra se abrigar.
Penso nisso com muitqa tristeza ao saber que aqui no Brasil, pouco se sabe sobre isso, ou pouco se ouviu falar.
O que eu quero com esse texto? Mostrar pra vocês irmãos meus, que tem uma igreja, uma casa, vivem num país livre e moram numa cidade onde o cristianismo é moda, que aprendam a dar valor À sua igreja, aos seus pastores, a sua família, ao seu Deus. Por muito pouco você lança mão de tudo isso, ao reclamar dos cultos de sua igreja, ao reclamar da mensagem do pastor, ao negar a Cristo no seu dia-a-dia. Por muito pouco você faz isso tudo...
E também quero que, agora que vocês estão conhecendo essa realidade dos nossos irmãos na Índia, vocÊ possa orar por eles, e lembrar deles todo od ia, em suas orações.
Paz de CRISTO, e que Deus abençoe a todos !
Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores
Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.
A Virgem e o Menino Jesus, em arte grega ortodoxa do século XVI A lista "Tiago, José, Judas e Simão" lhe diz alguma coisa? Uma dica: não são nomes de apóstolos. Na verdade, de acordo com o Evangelho de Marcos, estes seriam os irmãos de Jesus, que são citados ao lado de pelo menos duas irmãs de Cristo (cujos nomes não aparecem). Os católicos e ortodoxos normalmente interpretam o trecho como uma referência a primos ou parentes mais distantes do mestre de Nazaré, mas o mais provável é que essa visão seja incorreta. A maior parte dos (poucos) indícios históricos indica que Maria e José realmente tiveram filhos depois do nascimento de Jesus.É claro que, sem nenhum acesso a registros familiares contemporâneos ou evidências arqueológicas diretas, a conclusão só pode envolver probabilidades, e não certezas. "Se a busca do 'Jesus histórico' já é difícil, a pesquisa dos 'parentes históricos de Jesus' é quase impossível", escreve o padre e historiador americano John P. Meier no primeiro volume de "Um Judeu Marginal", série de livros (ainda não terminada) sobre Jesus como figura histórica. Meier explica que, ao longo da tradição cristã, teólogos e comentaristas do texto bíblico se dividiram basicamente entre duas posições, batizadas com expressões em latim. A primeira é a chamada "virginitas ante partum" (virgindade antes do parto), segundo o qual Maria permaneceu virgem até o nascimento de Jesus, tendo filhos biológicos com seu marido José mais tarde. A segunda, "virginitas post partum" (virgindade após o parto), postula que Maria não teve outros filhos e até que seu estado de virgem teria sido milagrosamente restaurado após o único parto.A "virginitas post partum" foi, durante muito tempo, a posição defendida por quase todos os cristãos, diz o historiador -- até pelos protestantes, que hoje não se apegam a esse dogma. "Um fato surpreendente, e que muitos católicos e protestantes hoje em dia desconhecem, é que as grandes figuras da Reforma, como Martinho Lutero e Calvino, defendiam a virgindade perpétua de Maria", escreve ele. Já especialistas católicos modernos, como o alemão Rudolf Pesch, defendem que Maria provavelmente teve outros filhos sem que isso tenha levado a reprimendas diretas do Vaticano.
Jerônimo Diante das menções claras aos "irmãos e irmãs de Jesus" nos Evangelhos (que inclusive se mostram contrários à pregação dele, chegando mesmo a considerá-lo louco), como a interpretação da "virginitas post partum" prevaleceu?"Houve três formas de interpretar esses textos", afirma o americano Thomas Sheehan, estudioso do cristianismo primitivo e professor da Universidade Stanford. "Além de considerar essas pessoas como irmãos biológicos de Jesus, sabemos da posição de Epifânio, bispo do século IV para quem os irmãos eram de um casamento anterior de José. Mas a opinião que prevaleceu foi a de Jerônimo, que era um excelente filólogo [especialista no estudo comparativo de idiomas] e viveu na mesma época. Jerônimo dizia que a palavra grega 'adelphos', que nós traduzimos como 'irmão', era só uma versão de um termo aramaico que pode ter um significado mais amplo e que pode querer dizer, por exemplo, primo."
Jerônimo tinha razão num ponto: quando o Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para o grego, a palavra "adelphos" realmente foi usada para representar o termo genérico "irmão" (empregado para parentes mais distantes no original). De fato, o hebraico, bem como o aramaico (língua falada pelos judeus do tempo de Jesus na terra de Israel), não tem uma palavra para "primo". O problema é que há um único caso comprovado de que a palavra hebraica "irmão" tenha tido o significado real de "primo". Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.No entanto, o caso do Novo Testamento é diferente, argumenta Meier: não se trata de "grego de tradução", mas de textos originalmente escritos em grego, nos quais não havia motivo para usar um termo que poderia gerar confusão. O próprio Paulo, autor de várias cartas do Novo Testamento, chama Tiago, chefe da comunidade cristã de Jerusalém após a morte de Jesus, de "irmão do Senhor", ao escrever para fiéis de origem não-judaica (ou seja, que não sabiam hebraico ou aramaico). De quebra, a Carta aos Colossenses, atribuída a Paulo, usa até o termo grego "anepsios", que quer dizer "primo" de forma precisa.Reforçando esse argumento, o escritor judeu Flávio Josefo, ao relatar em grego a morte de Tiago, também o chama de "irmão de Jesus". E o contexto dos Evangelhos reforça a impressão de que se tratam de irmãos de sangue, argumenta Meier. Os irmãos e a mãe de Jesus são sempre citados em conjunto. Quando Maria e os parentes de Jesus tentam interromper uma pregação, ele chega a pronunciar a polêmica frase "Qualquer um que fizer a vontade do meu Pai celestial é meu irmão, minha irmã e minha mãe". Para Meier, a frase perderia muito de sua força se o significado real dela se referisse a "meu primo, minha prima e minha mãe".Para Geza Vermes, professor de estudos judaicos da Universidade de Oxford (Reino Unido), as próprias narrativas sobre o nascimento de Jesus dão apoio a tese de que Maria e José tiveram outros filhos mais tarde. No Evangelho de Mateus, afirma-se que José não "conheceu" (eufemismo para ter relações sexuais com alguém) sua mulher até que Jesus nascesse. Ainda de acordo com Vermes, em seu livro "Natividade", é importante notar o uso do verbo grego "synerchesthai", ou "coabitar", para falar da relação entre José e Maria. O verbo, quando empregado pelos autores do Novo Testamento, implica sempre relações sexuais entre homem e mulher, diz ele.
Fonte: G1
segunda-feira, 23 de março de 2009
Mensagens que edificam
Mensagens que edificam
Reino de Davi é real
Descoberta pode provar existência do reino de Davi
No vale de Elah, onde a Bíblia diz que Davi derrotou Golias, arqueólogos estão escavando uma cidade fortificada de três mil anos de idade que pode mudar as idéias quanto ao período no qual Davi reinou sobre os israelitas.
No verdejante vale de Elah, onde a Bíblia diz que Davi derrotou Golias, arqueólogos estão escavando uma cidade fortificada de três mil anos de idade que pode mudar as idéias quanto ao período no qual Davi reinou sobre os israelitas. Cinco linhas inscritas em cerâmica, localizadas no local, em Khirbet Qeiyafa, podem representar o mais antigo texto em hebraico já encontrado. Tais linhas poderão ter forte impacto sobre a história da alfabetização e do desenvolvimento do alfabeto.O sítio arqueológico de dois hectares, com fortificações, casas e um portão de entrada dotado de múltiplas câmaras, também será uma arma no debate controverso e muitas vezes politizado que tenta determinar se o rei Davi e sua capital, Jerusalém, representavam um reino importante ou uma tribo menor. Esta questão divide não só os acadêmicos, mas também aqueles que procuram defender ou contestar a legitimidade do sionismo.Somente uma parcela muito pequena do local foi escavada, e nenhum dos resultados foi publicado ou examinado inteiramente. Mas a escavação, conduzida por Yosef Garfinkel da Universidade Hebraica de Jerusalém, já está causando interesse entre seus colegas e entusiasmo daqueles que procuram usar a Bíblia como um guia para a história e a confirmação de sua fé.“Esse é um novo tipo de sítio que abre de repente uma janela para uma área sobre a qual tínhamos muito pouco conhecimento, e exige que repensemos o que aconteceu nesse período”, disse Aren Maeir, professor de arqueologia na Universidade Bar-Illan e diretor de uma importante escavação sobre os filisteus, perto do local. “Não é uma descoberta corriqueira”.O século 10 a.C. é o período mais controverso na arqueologia bíblica, porque foi então, de acordo com o Velho Testamento, que Davi uniu os reinos de Judá e Israel, abrindo caminho para que seu filho Salomão construísse seu grande templo e reinasse sobre uma vasta área do rio Nilo ao rio Eufrates.Para muitos judeus e cristãos, e mesmo para aqueles que não interpretam a escritura literalmente, a Bíblia é uma fonte histórica vital. E para o Estado de Israel, que se considera como uma recuperação do Estado criado por Davi, provas de que os relatos bíblicos procedem têm imenso valor simbólico. O site do Ministério do Exterior Israelense, por exemplo, apresenta o reino de Davi e de Salomão, junto com um mapa de seu território, como um fato histórico incontestável.Mas, de fato, o registro arqueológico desse reino é muito escasso, quase inexistente, e diversos estudiosos modernos argumentam que ele na verdade seria um mito criado séculos mais tarde. Uma grande potência, observam, deixaria sinais de cidades e de atividade, e teria sido mencionada pelas culturas vizinhas. Mas nada parecido surgiu na área, ao menos até agora.Garfinkel diz que tem em sua escavação algo que gerações de estudiosos têm procurado. No mês passado, ele fez duas apresentações informais a colegas arqueólogos e, no dia 6 deste mês, deu sua primeira palestra formal sobre o achado, em uma conferência em Jerusalém.O que ele descobriu até agora impressiona a muitos observadores. Dois caroços de azeitona queimados foram submetidos a testes de carbono-14 na Universidade de Oxford e foram datados de entre 1050 a.C. e 970 a.C., exatamente o período em que a maior parte das cronologias aponta para o reinado de Davi. Há outros dois caroços que serão testados.Um especialista em antigos idiomas semitas na Universidade Hebraica, Haggai Misgav, diz que a escrita na cerâmica, que usa carvão e gordura animal como tinta, foi feita com os caracteres conhecidos como proto-cananeus. O documento parece ser uma carta em hebraico, e sugere que a alfabetização na época talvez estivesse mais difundida do que se supõe. Tal descoberta pode ter um papel importante em disputas mais amplas sobre a Bíblia, já que, se outros exemplos de escrita forem localizados, isso sugeriria um meio pelo qual eventos poderiam ter sido registrados e transmitidos pelos séculos, no período anterior àquele em que a Bíblia provavelmente foi escrita.Outro motivo para que o local seja promissor é que ele esteve em uso por um período curto, talvez apenas 20 anos, e depois foi destruído - Garfinkel especula que em batalha com os filisteus -, e ficou abandonando por séculos, o que selou os achados com uma uniformidade semelhante à de Pompéia. A maioria dos sítios é composta por camadas de diferentes períodos, e é inevitável que haja combinação entre espécimes, tornando difícil datar precisamente os restos localizados.Ainda assim, está longe de estar claro que relação esse sítio tem ou não com o rei Davi e os israelitas. Garfinkel sugere que a escrita hebraica e a localização - uma colônia fortificada a cerca de dois dias de caminhada de Jerusalém - ajudam a sustentar a hipótese de que a capital era importante a ponto de requerer uma posição de defesa avançada como essa, especialmente porque ela ficaria entre a grande cidade filistina de Gath e Jerusalém.“A fortificação precisou de 200 mil toneladas de pedras e sua construção deve ter demorado 10 anos”, explicou Garfinkel. “Havia cerca de 500 pessoas em seu interior. O lugar em que estamos era a estrada principal para Jerusalém, um ponto estratégico importante para a defesa do reino de Jerusalém. Se eles construíram uma fortificação aqui, estamos falando de um verdadeiro reino, o que indica a presença de cidades urbanizadas e de uma autoridade centralizada no Judá do século 10 AC”.Mas outros estudiosos apontam que é cedo demais para extrair conclusões como essas. “O sítio certamente é importante, um dos pouquíssimos casos datados do século 10 em que se pode ver uma colônia fortificada em estilo típico dos métodos posteriormente empregados para a defesa de cidades israelitas e de Judá”, afirmou Amihai Mazar, professor de arqueologia na Universidade Hebraica. “A questão é determinar quem a fortificou, quem vivia nela, por que ela foi abandonada e de que maneira isso tudo se relaciona aos reinados de Davi e de Salomão”.Ilan Sharon, especialista em análises de rádio-carbono na Universidade Hebraica, disse que outro problema seria que “o trabalho ocorre muito perto dos limites da precisão na mensuração”, ao lidar com objetos como caroços de azeitona com idade de três mil anos. Ele acrescentou, em mensagem de e-mail, que “a expectativa é de que a medição esteja a 50 anos de distância da data correta mais ou menos dois terços do tempo, e que essa ordem de precisão seja de um século em 95% dos casos”. Dada a dificuldade que existe para provar que objetos encontrados nas imediações dos itens testados vêm da mesma época, “é fácil perceber que a situação é uma espécie de pesadelo para um estatístico”.Ou, para definir a questão de outra maneira, basear a compreensão de toda uma História em dois caroços de azeitona, ou mesmo quatro - é uma decisão arriscada. O que é necessário, ele afirma, são dezenas ou até mesmo centenas de amostras. Garfinkel não discute que isso é fato. E afirma que, com 96% de seu sítio ainda por escavar, espera que mais exemplos de escrita, mais caroços de azeitona e mais cerâmica sejam descobertos, o que serviria para aprofundar aquilo que ele já acredita ser uma descoberta revolucionária.
Cristianity Today